quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Trabalhos de Mendel...

No seu trabalho com ervilhas, Mendel teve em vista o estudo da hereditariedade, tendo só em conta as características.

Para perceber melhor a hereditariedade, Mendel teve o cuidado de utilizar linhas puras (auto polinização que origina descendentes com características idênticas aos dos seus progenitores). Para obter linhas puras cruzava as ervilheiras idênticas em relação a uma determinada característica (geração parental), durante várias gerações (f1, f2...) e eliminava aquelas que surgiram com uma variação, dessa característica.

Experiências realizadas

Monoibridismo

Analisa a transmissão de apenas uma característica.
Existe uma uniformidade nos híbridos da 1ªgeração, manifestando-se apenas o carácter de um dos progenitores. Na 2ªgeração, ambas as variantes surgem na descendência numa proporção de 3 para 1.
Lei da Segregação Factorial ( 1ª lei de Mendel ): Quando um organismo produz gâmetas, os alelos são segregados (separados), de tal forma que cada gâmeta recebe apenas um dos elementos de cada par de alelos.

Diibridismo

Transmissão simultânea de duas características. Mendel pretendia verificar se existia alguma interferência na transmissão de dois caracteres distintos e se essa transmissão se fazia em bloco ou de forma independente.

Segregação independente: Os alelos responsáveis pelos dois caracteres em estudo são transmitidos de forma independente para os gâmetas, isto é, independente do conjunto de genes que foi herdado de cada progenitor, os indivíduos f1, ao produzirem os seus gâmetas, podem combiná-los de forma aleatória, desde que cada gâmeta possua dois alelos para cada uma das duas características.
Lei da Segregação independente (2ª lei de Mendel): Durante a formação dos gâmetas, alelos de diferentes genes são segregados de forma independente da segregação dos alelos de outro gene.


Sem comentários:

Enviar um comentário